Além da infertilidade feminina quais riscos a endometriose pode causar?

In Ginecologia e Obstetrícia

Conhecida como doença da mulher moderna, a endometriose é uma das grandes causas da infertilidade feminina. Essa patologia atinge cerca de 10 a 15% de mulheres em idade fértil e chega a afetar seis milhões de mulheres no Brasil.

Por ser uma doença que possui uma evolução lenta e gradativa, alguns sintomas da endometriose são diagnosticados como consequências menstruais e não são tratadas da maneira correta.

Algumas mulheres ignoram as adversidades e não buscam ginecologistas, porém os indícios podem ser muito dolorosos e a falta de tratamento pode acarretar em problemas graves de saúde, sendo uma das mais preocupantes causas da infertilidade feminina.

Possíveis Fatores que Podem Causar a Infertilidade Feminina

Assim como muitas doenças, a endometriose não possui um diagnóstico certeiro de causas, porém, diversos fatores são reconhecidos em uma série de casos, são eles:

– Falha no sistema imunológico

O que faz com que o sangue da menstruação retroceda para a cavidade pélvica através das trompas de falópio, instalando-se e desenvolvendo nas paredes dos órgãos da região pélvica ao invés de serem identificadas e expelidas pelo sistema imunológico.

– Cirurgias ginecológicas

Após procedimentos cirúrgicos como histerectomia ou cesariana, as células do endométrio podem não ser removidas completamente e ficarem presas na área afetada pelo procedimento, caso elas se estabeleçam nas trompas, pode existir grande possibilidade de gerar infertilidade feminina.

– Hereditariedade

O fator genético é muito estudado e apontado como uma das causas da endometriose, justamente pelo fato de pessoas com casos familiares possuírem maior predisposição a desenvolver a doença

Além dessas causas, muitas outras são estudadas e apontadas como fatores relevantes para a doença, porém, como alguns casos possuem particularidades, é difícil descobrir um padrão e ter ao certo os sintomas.

Sintomas

A doença que tem por motivo o surgimento irregular do tecido que reveste o útero (endométrio) para outras partes do corpo, causa um ciclo menstrual mais vasto e duradouro, fortes cólicas durante o ato sexual, dores ao urinar ou evacuar podendo em alguns casos até ocorrer sangramentos e ser grande causa da infertilidade feminina.

Apesar de diagnósticos corriqueiros e um grande número de casos, a endometriose pode acarretar diversos problemas de acordo com a gravidade da doença.

As complicações da endometriose também variam de acordo com o local afetado pela doença e uma vez que se desenvolve, as principais consequências são:

1. Cólicas menstruais intensas

Um dos sintomas mais menosprezados e mais comum durante a endometriose. As fortes cólicas menstruais podem por muitas pessoas serem apenas consideradas um sintoma normal durante o período menstrual, porém, podem piorar durante os meses e anos podendo até atrapalhar a rotina da mulher e ter um forte impacto na qualidade de vida.

1. Fortes dores durante a relação sexual

Em alguns casos, a mulher pode sentir dores fortes durante a relação sexual, o que causa muito desconforto e inibe o deleite. Ao sentir esse tipo de incômodo, procure um médico, esse tipo de sintoma pode ser um fator importante para a descoberta de diversas doenças em estágios iniciais que podem ser tratadas e não evoluir para casos irreversíveis de infertilidade feminina.

1. Dores ou sangramento intestinais

A endometriose pode agredir diversos órgãos. Quando a doença chega até o intestino, ela causa cólicas e pode haver sangramentos durante a evacuação. Durante o período menstrual, essas dores podem ser mais frequentes e intensas.

1. Dor ou sangramento ao urinar

Muito ligada ao sistema urinário e a bexiga, a endometriose pode causar também muitas dores ao urinar durante o período menstrual, e também, em casos mais urgentes, pode haver sangramento na urina.

1. Dor pélvica constante.

A paciente que possui endometriose, pode ter quadros de dores pélvicas não apenas nos períodos menstruais. As dores são contínuas, intensas e muito duradouras, perdurando mesmo após medicação com analgésicos ou anticoncepcionais.

1. Infertilidade feminina

Umas das principais causas da infertilidade feminina, a endometriose pode incapacitar a paciente de engravidar espontaneamente e pode ocorrer até casos de aborto espontâneo devido ao fato do endométrio se alojar as paredes das trompas e impedir a fixação natural do embrião.

infertilidade feminina

Além disso, pode ocorrer em alguns casos dores durante a ovulação, dores nos ombros durante a menstruação, aumento considerável do fluxo menstrual, fadiga e sangramentos durante a relação.

Por isso, caso você reconheça algum dos sintomas, procure rapidamente um médico e comece o tratamento. Quanto antes for diagnosticado, mais eficaz e rápido é o tratamento, podendo gerar menos consequências futuras.