> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
A fisioterapia pélvica tem como principal objetivo fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, oferecendo grandes benefícios para o tratamento da constipação intestinal.
Estar constipado ou com prisão de ventre é considerado um problema muito corriqueiro e indica que a pessoa tem dificuldade para evacuar ou então que isso não ocorre com a frequência apropriada.
Nesse cenário, é muito indicada a prática da fisioterapia pélvica para constipação intestinal, visto que muitas vezes essa disfunção ocorre justamente devido a alguma alteração muscular ou tecidual na região anorretal.
Leia abaixo
qual o papel da fisioterapia pélvica para constipação intestinal
e como ela atua efetivamente para promover a melhora dos sintomas.
Através de técnicas específicas, a fisioterapia pélvica oferece benefícios que vão além da musculatura da pélvis. O treinamento físico e orientações para que os hábitos sejam, aos poucos, melhorados.
De forma geral, a atuação da fisioterapia pélvica para constipação intestinal envolve:
Os exercícios são eficazes quando a causa da prisão de ventre está associada a fatores comportamentais , como, por exemplo, a postura errada para defecar.
O fisioterapeuta utiliza diversas técnicas que podem ajudar para que a constipação intestinal deixe de fazer parte do dia a dia das pessoas. As mais comuns são:
Há casos em que, além da fisioterapia pélvica, é preciso adotar outras ações para evitar a constipação intestinal. Isso ocorre porque nem sempre o problema está vinculado à musculatura pélvica.
Assim, quando a prisão de ventre está associada a hábitos alimentares inadequados ou intolerância a alguns alimentos e ao sedentarismo, sugere-se:
A fisioterapia pélvica é um ótimo tratamento quando a constipação intestinal está vinculada à falta de coordenação ou força na musculatura do assoalho pélvico.
Nesse caso, a pessoa precisa realizar grande esforço para conseguir defecar, tendo a sensação de que há um bloqueio no canal anorretal e, muitas vezes, permanecendo com a vontade de evacuar, como se ela tivesse sido incompleta.
Lembre-se, para um tratamento adequado para constipação intestinal, além da fisioterapia pélvica, é fundamental contar com o apoio de um médico gastroenterologista e um nutricionista.
eBook Gratuito
eBook Gratuito
eBook Gratuito