> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
“Sexo” e “saúde” são duas palavras mais próximas do que você imagina.
Apesar de ainda ser considerado um tabu para muitas pessoas, a relação sexual traz diversos benefícios físicos e psicológicos para os envolvidos.
O orgasmo, por exemplo, é responsável por liberar hormônios que entregam para a pessoa aquela sensação gostosa de bem-estar e relaxamento (como a ocitocina).
Os pontos positivos de uma vida sexual ativa não se limitam apenas às quatro paredes. O sexo pode impactar diretamente no cotidiano da pessoa e na forma em que ela se sente no seu dia a dia.
Nesse artigo, vamos destacar alguns pontos que o sexo pode ajudar em sua saúde.
Siga a leitura!
Devido aos níveis de endorfina liberados ao longo do sexo e durante um orgasmo, as dores de cabeça provocadas por um quadro de enxaqueca podem ser drasticamente reduzidas.
Isso se deve ao fato de haver o relaxamento da musculatura e melhoras de humor durante o sexo, trazendo a diminuição da tensão e das dores de cabeça.
Segundo estudos feitos pela Universidade Queens, um orgasmo potencializa a produção de substâncias como estrogênio e testosterona, hormônios ligados diretamente à estética.
E não termina por aí. A adrenalina originada pelo desejo sexual é responsável por aumentar a circulação sanguínea. Como consequência desse processo, a pele torna-se mais viçosa e vigorosa.
Estudos feitos pela Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais revelaram que 30 minutos de sexo podem originar a queima de até 85 calorias.
Apenas as relações sexuais não são suficientes para um emagrecimento pleno. No entanto, quando aliado com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, o sexo pode trazer muitos benefícios na busca pelo emagrecimento e, consequentemente, para a saúde.
Outra reação química que acontece durante um orgasmo é a redução da ação do cortisol, hormônio responsável pelo estresse.
Como consequência dessa diminuição hormonal momentânea, a pessoa ficará mais relaxada e despreocupada com os problemas do cotidiano.
Assim como ocorre durante uma atividade física moderada, o trabalho cardíaco e a pressão arterial são exercitados durante o sexo. Sendo assim, esse processo pode ser responsável por fortalecer o sistema cardíaco e prevenir futuros problemas no miocárdio.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Bristol entre 3 mil homens de 45 a 49 anos, os riscos de uma morte súbita por parada cardíaca são um pouco menores em pessoas que levaram vida sexual ativa durante 20 anos.
Para que o sexo realmente ajude a melhorar sua saúde, a presença de um profissional que acompanhe seu dia a dia e possa identificar qualquer problema que atrapalhe sua vida sexual é fundamental.
Lembrando que a sexualidade está diretamente ligada com autoconhecimento.
Portanto, manter uma rotina de exames e consultas periódicas é indispensável para que esse momento íntimo seja o mais prazeroso possível para todos os lados envolvidos.
Quer mais conteúdos relacionados com a saúde da mulher? Continue acompanhando o blog Alira para mais posts como esse!
Responsável técnico:
CRM: 129.306