> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
A sexualidade é a maneira que entendemos nosso corpo, bem-estar, nossos relacionamentos e afetividade. O desenvolvimento da sexualidade em nossas vidas é um processo de autoconhecimento contínuo. É por meio dela que descobrimos fantasias, identificamos mecanismos estimulantes e descobrimos ferramentas para o prazer.
Mesmo assim, por diversos motivos, muitas pessoas enfrentam a redução de libido, que é o desejo sexual. Detalhe: pode acontecer com qualquer um, independentemente de ser ou não muito bem resolvido com a própria sexualidade.
Vamos entender por que acontece a redução de libido e como contornar essa situação em casos mais rotineiros?
Trouxemos algumas respostas para você nos tópicos abaixo. Confira!
O tabu sobre a sexualidade, a pressão familiar, problemas no relacionamento, problemas de saúde, instabilidade emocional ou até mesmo os efeitos da pandemia: isso tudo pode afetar a libido, que nada mais é do que o desejo pelo ato sexual.
Sobre a redução de libido na pandemia, por exemplo, uma pesquisa revelou que o estresse, o nervosismo e o cansaço de quem ficou em isolamento social aumentaram para 40% das pessoas. De todos os entrevistados, 28% responderam que o apetite sexual foi menor nesse período.
Portanto, a redução da libido pode acontecer a partir de diversas causas. Para auxiliar você nessa jornada de descoberta, reunimos as principais, logo abaixo:
A falta de estímulo também é um fator para a redução da libido.
Por sua vez, ao identificar a causa (ou causas) da redução da libido, fica mais fácil achar soluções para o problema.
Importante destacar, primeiramente, que apesar da identificação da causa, a consulta com um especialista é fundamental para o tratamento adequado e assertivo.
Complementarmente, existem maneiras de estimular a libido que podem ser de grande auxílio para a retomada de uma vida sexual ativa e saudável. Por exemplo:
No geral, são sugestões que podem tanto mudar os hábitos quanto gerar novas descobertas.
Aprender mais sobre si e o que acontece ao seu redor é uma maneira de avaliar os fatores externos para esse problema. Para questões de saúde, é essencial ter o acompanhamento de uma equipe médica para identificar e tratar o problema o quanto antes.
Por sua vez, se a redução da libido se mostrar persistente e/ou gradual, vale a pena buscar o auxílio especializado de médicos ginecologistas especialistas em sexualidade.
Mas é possível encontrar mais informações de qualidade sobre o assunto e trabalhar, gradualmente, o seu autoconhecimento a respeito da própria sexualidade. Para isso, acompanhe as novidades do canal Você Plena!
Responsável Técnico:
Dra. Lilian Fiorelli
CRM-SP: 129.306 | RQE: 36751