> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
Manter a musculatura fortalecida é importante em qualquer idade. Porém, muitas vezes, as pessoas se preocupam somente com os músculos que estão mais aparentes, esquecendo dos que, apesar de não visíveis e mais profundos, têm funcionalidades imprescindíveis para o organismo.
Um ótimo exemplo é a musculatura do assoalho pélvico , responsável por sustentar os órgãos da cavidade abdominal e pélvica.
Nos últimos anos ela vem ganhando destaque com o advento da fisioterapia pélvica , modalidade especializada justamente em manter essa musculatura saudável e, assim, evitando todos os transtornos que advém do seu enfraquecimento.
Mas afinal, por que é importante trabalhar a musculatura do assoalho pélvico? Confira abaixo 3 dos principais motivos que farão com que você reveja o seu conceito sobre exercícios físicos.
Muitas pessoas têm a falsa ideia de que não conseguir segurar a urina é algo inevitável com a chegada da velhice. Porém, trata-se de uma disfunção que pode ser evitada ou mesmo tratada no momento em que se dá a devida atenção à musculatura do assoalho pélvico.
Quando a musculatura pélvica está enfraquecida e, consequentemente, os órgãos excretores comprometidos, podem ocorrer:
Apesar de, à primeira vista, esses sintomas não oferecerem riscos maiores para a saúde das pessoas, eles geram transtornos no dia a dia. Por exemplo, se a pessoa está na rua e não consegue controlar uma das necessidades básicas.
Além disso, seja por vergonha ou por achar que se trata de algo normal, muitas pessoas acabam não procurando ajuda e se isolando, acarretando em prejuízos na sua vida social.
A musculatura do assoalho pélvico está intimamente ligada às questões sexuais, tanto no quesito dor quanto no que envolve o prazer.
No caso das mulheres, a fisioterapia pélvica tem o papel de promover o autoconhecimento e o controle muscular.
Assim, no momento em que a musculatura está devidamente fortalecida e a mulher consegue controlá-la com eficiência, os principais benefícios são:
Durante a gravidez, a musculatura do assoalho pélvico fica sobrecarregada, visto que ela passa a ter que suportar o peso do bebê. Além disso, alguns órgãos são realocados devido ao crescimento do útero, fazendo com que aumente a pressão local.
Todas essas questões podem fazer com que apareçam lesões nesse músculo e, consequentemente, outros problemas, como:
Além de evitar esses distúrbios, a fisioterapia pélvica prepara o corpo feminino para o parto. No caso, além do fortalecimento da musculatura, a mulher passa a ter maior controle da região, o que pode facilitar na hora do parto normal.
Já no puerpério, ou pós-parto, ter a musculatura do assoalho pélvico fortalecido evita casos de incontinência urinária e promove uma recuperação local mais rápida e menos dolorida .
——
Como se percebe, manter a musculatura do assoalho pélvico fortalecida, assim como aumentar a conscientização sobre ele é muito importante tanto para homens quanto para mulheres.
Promover melhorias específicas, como na questão de incontinências ou sexual, essa ação devolve a qualidade de vida. Assim, procure por profissionais especializados para que todos esses benefícios sejam realmente potencializados.