A importância da fisioterapia no tratamento de Câncer de Mama

Por outubro 1, 2018 Nenhum comentário
cancer de mama

Assim como as demais áreas relacionadas ao diagnóstico e tratamento de Câncer de Mama, a Fisioterapia exerce um papel fundamental no acompanhamento de todas as fases da paciente diagnosticada com a doença.

Como a fisioterapia auxilia na fase pré-operatória

No pré-tratamento, a fisioterapia é essencial na prevenção de complicações operatórias, auxiliando na recuperação funcional e saudável da paciente. Em alguns casos, quando a paciente é diagnosticada, a notícia faz com que a mulher adote, inconscientemente, uma postura retraída provocando uma tensão muscular na região do pescoço, braços e ombros, podendo causar dor, desconforto e até mesmo complicações no pós-operatório.

Deste modo, o fisioterapeuta faz uma avaliação postural da paciente, observando alterações posturais e tensões que devem ser corrigidas para garantir o bem-estar e conforto durante esse momento delicado.

A importância do fisioterapeuta após a cirurgia

Quando a paciente é submetida à cirurgia, a fase pós-operatória é marcada pela dificuldade na movimentação natural dos braços e ombros, além de dor e desconforto. Nesta fase, a paciente sentirá dificuldades em realizar movimentos simples, como encostar a mão na nuca, vestir-se e pentear os cabelos. Além destas limitações e da dor, é comum que o corpo responda também com uma forte sensação de peso nos braços, formigamento, queimação ou dormência nos braços, peito e axilas.

Neste momento, é fundamental contar com o apoio de um fisioterapeuta para ter um restabelecimento das funções dos braços, alívio das dores, e prevenir complicações respiratórias, além de evitar a formação de linfedema, cicatrizes e fibroses.

O fisioterapeuta irá orientar a paciente sobre posicionamentos nas atividades de vida diária, exercícios que podem ser executados na fase de recuperação, entre outras recomendações importantes que objetivam promover uma melhor qualidade de vida e uma reabilitação mais saudável e com menos dor à paciente.

A rápida recuperação é importante para prevenir complicações, aderências e disfunções nos membros superiores do corpo, além disso, o alívio da dor e do desconforto restabelece o bem-estar e eleva a autoestima da paciente durante todo o seu tratamento até a cura efetiva.