Ginecologia e Obstetrícia

Como escolher um ginecologista?

By outubro 2, 2018 No Comments
escolher ginecologista

Escolher um ginecologista não é uma tarefa fácil. De todas as especialidades, esta é uma das mais delicadas, já que trata de assuntos íntimos da mulher e a acompanha da infância até a terceira idade.

O papel desse profissional vai desde a prevenção e a resolução de problemas no sistema reprodutor feminino até orientações sobre sexualidade. Ele realiza uma grande variedade de atividades: exames, aconselhamento sobre planejamento familiar e contracepção, terapias para a menopausa, acompanhamento da gravidez, entre tantas outras.

Por isso, é fundamental que se crie aí uma relação de confiança mútua. Ou seja, que a paciente se sinta bem e segura para expor suas dúvidas e que o médico tenha o conhecimento necessário para oferecer os cuidados de forma eficiente.

Abaixo, destacamos alguns pontos importantes que a mulher deve levar em consideração na hora de escolher um ginecologista. Confira!

Dicas para escolher um ginecologista

Peça indicações

Uma boa maneira de escolher um ginecologista é pedindo indicações de amigas e familiares. Questione-as sobre o perfil do profissional, como ele trabalha, se você sentiria-se acolhida em suas dúvidas, por exemplo. Com essas informações em mãos, é possível excluir da lista aqueles que não se encaixem no que você busca.

É essencial lembrar que não obrigatoriamente uma filha deve consultar o mesmo médico que sua mãe (mas ela também pode servir como fonte de recomendações).

Escolha entre um ginecologista homem ou mulher

É possível que no momento de escolher um ginecologista, se você prefira ser atendida por outra mulher ou se sinta mais confortável conversando com um homem. Lembrando que tanto um quanto outro são profissionais que te acolherão com a mesma seriedade e respeito.

Essa é uma decisão muito particular, até porque envolve sua intimidade e assuntos sobre sua sexualidade. O que interessa é priorizar seu bem-estar e ter liberdade para marcar uma nova consulta.

Opte por um médico que saiba ouvir

Uma das maiores reclamações femininas, nesse caso, é o médico não ser um bom ouvinte e, às vezes, não dar a atenção que elas gostariam a determinadas questões.

Assim, é fundamental escolher um ginecologista que seja compreensivo e que se importe com a paciente e sua história. Mesmo que algumas situações sejam corriqueiras para o profissional, para a mulher geralmente não são e, por isso, é essencial que ele respeite suas preocupações e saiba orientá-la e acalmá-la.

O consultório deve ser acessível e confortável

Para que as visitas não se tornem algo cansativo e indesejado, uma dica é escolher um ginecologista cujo consultório seja de fácil acesso. Avalie bem a distância e o meio de locomoção necessário, e dê preferência a um local que fique razoavelmente próximo à sua casa ou trabalho, por exemplo.

O conforto do lugar também é importante, pois isso demonstra que o médico se preocupa com o bem-estar e a experiência de suas pacientes.

O médico deve ter boa disponibilidade

Bons profissionais costumam ter seus horários mais restritos, visto que possuem uma grande quantidade de pacientes. Porém, mesmo que isso ateste sua competência, é fundamental questioná-lo se, em caso de urgência, é possível fazer encaixes na agenda.

Essa disponibilidade conta muitos pontos na hora de escolher um ginecologista porque imprevistos ocorrem, ainda mais durante uma gravidez, por exemplo. É essencial saber que você terá esse apoio quando necessário, mesmo que seja para prestar orientação através do telefone ou via e-mail.

Caso não goste do ginecologista escolhido, você tem o direito de trocá-lo

Após algumas consultas, você pode tanto sentir certeza de que escolheu um ótimo ginecologista quanto pode perceber que o médico não tem exatamente o perfil que você deseja. Por isso, se você não estiver à vontade e isso estiver prejudicando o atendimento, simplesmente procure outro profissional.

Todos temos a liberdade de trocar de especialista quando não conseguimos estabelecer um vínculo com ele e sentimos vergonha de falar sobre determinados assuntos ou ao realizar exames. Sua saúde vem sempre em primeiro lugar!

Contar com um médico de confiança é fundamental. Afinal, ele fará parte de sua vida por muito tempo. Desta forma, na hora de escolher um ginecologista, opte por aquele que te deixe mais segura e que preste toda a assistência necessária.

Lilian Fiorelli

Lilian Fiorelli

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também se especializou em Uroginecologia e Sexualidade Humana.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.