Nutrição

Como a alimentação pode influenciar no aparecimento da endometriose?

Como a alimentação pode influenciar no aparecimento da endometriose?

Alguns hábitos alimentares podem ter efeito na endometriose, tanto no desenvolvimento, quanto na progressão da doença, quando ela já estiver presente.
O papel dos alimentos neste caso está muito relacionado com a sua influência em processos inflamatórios e no metabolismo de hormônios. Vamos dar uma olhadinha em alguns exemplos:

Laticínios

Por serem fontes de vitamina D, cálcio e magnésio, a presença de leite, queijo, iogurtes e outros derivados na dieta parece reduzir o risco de endometriose.

Verduras, legumes e frutas

São fontes de nutrientes antioxidantes, fitoquímicos e fibras, ajudando a diminuir inflamação e tendo um efeito positivo no metabolismo de hormônios. Porém, é interessante ficar de olho no uso de agrotóxicos, pois eles podem aumentar o risco de endometriose.

Alimentos fontes de ômega 3

Esta gordura exerce uma importante ação anti-inflamatória e o consumo de suas fontes pode ter um efeito protetor. O ômega 3 é principalmente encontrado em peixes – salmão, atum, sardinha, etc.

nutricionistajulianagropp Powered by Rock Convert

Alimentos fontes de gorduras trans

A gordura trans, por outro lado, aumenta os processos inflamatórios no organismo e pode aumentar o risco de endometriose. Ela está presente em maior quantidade em produtos industrializados como: sorvetes, bolachas, chocolates, bolos, entre outros.

Carne vermelha

Quando se come mais carne vermelha do que o necessário, ela também pode ter efeito pró-inflamatório e, por isso, o seu consumo está associado à endometriose.

Comente se ainda há alguma dúvida sobre endometriose intestinal. Sua participação é bastante importante e esclarecedora para outras leitoras.

Continue acompanhando o nossa Central Educativa para não perder nenhum detalhe!

Powered by Rock Convert
Juliana Gropp

Juliana Gropp

Juliana Gropp é nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especializada em Nutrição nas doenças crônico-degenerativas pelo Hospital Israelita Albert Einstein – Especializada em Nutrição Clínica pelo Hospital Sírio Libanês.

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by