Ginecologia e ObstetríciaUncategorized

Como o obstetra pode ajudar com as transformações no corpo durante a gravidez?

By outubro 2, 2018 No Comments
transformações gravidez

A gestação é um momento único e, para muitos casais, bastante sonhado e esperado. É considerada um período de transição, já que a família está aumentando e novas responsabilidades, surgindo.

A mulher passa por diversas transformações na gravidez. Muitas delas são físicas e nítidas, como o crescimento das mamas e da barriga e os pés inchados. Porém, há várias modificações “invisíveis” que são fundamentais para que o desenvolvimento do bebê ocorra de forma saudável.

Em um cenário de mudanças hormonais, metabólicas e psicológicas, o papel do obstetra é maior do que se imagina, pois somente ele saberá auxiliar a gestante e avaliar se as alterações têm acontecido dentro da normalidade.

Veja quais são as principais transformações não perceptíveis na gravidez.

As transformações hormonais na gravidez

A produção hormonal sofre diversas modificações ao longo da gestação. Os sintomas costumam aparecer, principalmente, nos primeiros meses, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

O nível de progesterona, por exemplo, começa a aumentar logo após a liberação do óvulo. É essa a causa de efeitos muito comuns no primeiro trimestre, como enjoos matinais e excesso de sono.

O estrogênio, naturalmente, é um hormônio muito importante para a mulher. Durante a gravidez, ele se torna ainda mais fundamental porque é responsável pela vascularização do organismo e, consequentemente, por elevar a quantidade de sangue que chega ao bebê. Em contrapartida, ele pode levar a transformações indesejadas na gestação, como:

• queda de pressão;
  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • surtos de rinite;
  • ondas de calor;
  • aparecimento de varizes;
  • inchaço nos membros inferiores.

Já a prolactina, aliada ao lactogênio placentário, prepara a grávida para o aleitamento e, por isso, suas taxas sobem. Em decorrência disso, uma das principais transformações na gestação é a diminuição da libido, que pode ocasionar indisposição sexual e ressecamento vaginal. Em contrapartida, o estrogênio pode aumentar o apetite sexual, por isso este sintomas nem sempre é regra.

Modificações metabólicas

Outra grande alteração no metabolismo feminino ao longo desse período está relacionada ao aumento na produção de hormônios da placenta, que bloqueiam a ação da insulina. Essa transformação na gravidez eleva os riscos de desenvolver diabetes.

Além disso, pode haver crescimento nas taxas de colesterol e triglicérides, o que requer uma atenção especial à alimentação e às atividades físicas.

Transformações psicológicas na gravidez

Psicologicamente, as maiores transformações durante a gestação envolvem as oscilações de humor, que costumam ocorrer tanto devido às modificações hormonais quanto por se tratar de uma situação nova.

Os altos e baixos emocionais são nítidos em todas as etapas da gravidez. No início, devem-se aos picos hormonais e à quantidade de dúvidas e medos que surgem.

Ao longo dos meses, pode haver uma baixa na autoestima pelas mudanças físicas e na aparência, e irritabilidade por não conseguir desempenhar determinadas tarefas. Já no final, os sentimentos se alteram conforme a proximidade do parto.

Como vimos, são diversas as transformações no corpo durante a gestação e algumas delas chamam mais atenção. Porém, é preciso preocupar-se, também, com as modificações “invisíveis”, como as hormonais, metabólicas e psicológicas.

Neste contexto, é importante contar com o apoio do obstetra, pois ele pode avaliar se as mudanças estão dentro da normalidade, proporcionar mais conforto diante dos sintomas incômodos e, assim, garantir que a mulher tenha uma gravidez tranquila e saudável.

Lilian Fiorelli

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também se especializou em Uroginecologia e Sexualidade Humana.