> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
Muitas mulheres não imaginam a importância do assoalho pélvico para o pleno funcionamento do corpo.
Denomina-se assoalho pélvico, a região que engloba o ânus e genitais. Tal região é formada por músculos, ligamentos e tecidos finos.
O assoalho pélvico assemelha-se a uma rede de sustentação que apóia órgãos importantes, como a bexiga, útero, intestino e, no caso dos homens, a próstata.
Atuando diretamente em ações naturais do corpo, como a evacuação, micção e, ainda, impactando na vida sexual e no momento do parto, é preciso estar atento a sinais de que a região pélvica pode estar enfraquecida ou com suas funções comprometidas.
Mais comum do que se possa imaginar, essas disfunções podem acontecer naturalmente, devido ao avanço da idade, ou provocadas por situações específicas. Independente de qual for o caso, é importante estar atenta a eventuais mudanças incomuns em seu corpo e sempre procurar pelas orientações de um médico.
Leia este artigo e conheça quais são esses sintomas, causas e o que fazer para solucionar a situação.
Há diferentes motivos que ocasionam disfunções no assoalho pélvico, inclusive, a ciência ainda desconhece parte deles, como por exemplo, a suposta herança genética dessa condição.
Por outro lado, a medicina conhece e oferece tratamento para as principais causas de um assoalho pélvico disfuncional, confira as mais comuns:
É possível observar alguns sinais e sintomas que o corpo emite quando o assoalho pélvico não está em pleno funcionamento.
Veja as principais manifestações em mulheres que podem ser indícios de que é o momento para procurar um médico:
O primeiro passo para solucionar disfunções no assoalho pélvico é observar os sinais do seu corpo, dores incomuns e incômodos recorrentes.
Após identificar os sintomas, é necessário procurar profissionais habilitados, no caso das mulheres, o uroginecologista, especialista no trato urinário, ginecologista ou fisioterapeuta especialista da região pélvica.
É o especialista que indica qual o tratamento adequado de acordo com o caso. Há diversos tipos de tratamento:
Vale destacar que também existe a possibilidade de agir preventivamente, promovendo a saúde do assoalho pélvico.
Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, evitar hábitos nocivos como o tabagismo e realizar sessões de fisioterapia pélvica junto a um profissional são ações comprovadas no sentido de manter a região pélvica fortalecida e saudável.
A Clínica Alira possui um corpo clínico especialista no trato da região pélvica, focado para o público feminino.
O time é formado por profissionais renomados e altamente qualificados, preparados para tratar diversos quadros.
Agende a sua consulta e comece hoje mesmo a cuidar de si com a clínica que é referência na saúde da mulher.
Responsável técnico:
Juliana Domingues
CREFITO 97205 - F