> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
A infecção urinária na mulher ou cistite é muito frequente, alguns dos principais sintomas são ardor no canal da urina, dor abdominal, vontade de urinar constantemente mesmo sem a bexiga estar cheia e acordar a noite para urinar.
Febre ou dor nas costas pode indicar gravidade da infecção, a pielonefrite, quando a infecção já afetou os rins. Neste caso, se não houver tratamento o mais breve possível a infecção pode espalhar pelo corpo causando septicemia. Portanto, na existência de algum destes sintomas, procure o médico.
O diagnóstico da infecção urinária ou cistite é clínico, ou seja, pelos sinais, sintomas e exame físico. Em alguns casos é necessária a realização de exames de urina, principalmente a urocultura que identifica qual o agente causador.
A infecção urinária de repetição ou cistite de repetição é definida por pelo menos 2 episódios de infecção urinária confirmadas por exame de urocultura ou 3 episódios em 1 ano. Geralmente é associada a fator imunológico: estresse, depressão, ansiedade, gestação, distúrbios alimentares, privação de sono e doenças mal compensadas como diabetes ou HIV. Além disso, pedras no sistema urinário ou nefrolitíase ou lesões na bexiga podem corroborar para a permanência da infecção.
Procure o ginecologista ou urologista para melhor investigação.
Para a prevenção da infecção urinária de repetição é importante primeiramente investigar e tratar as outras doenças.
Mudanças no estilo de vida são essenciais: Dormir pelo menos 8 horas por dia, evitar situações e ambientes estressantes, alimentação saudável e fracionada, ingerir bastante água, diminuir consumo de alimentos ácidos como abacaxi, limão ou também o café e urinar antes e principalmente após as relações sexuais.
Nunca é demais lembrar a importância do uso da camisinha, que por prevenir doenças sexualmente transmissíveis também ajuda na imunidade. Algumas medicações podem ajudar a diminuir os episódios de infecção como antibióticos, imunomoduladores (conhecidos como a “vacina da infecção urinária”) e alguns agentes que deixam a bexiga como um ambiente hostil ao desenvolvimento da infecção como o cranberry.
Procure o ginecologista e discuta o melhor tipo de investigação e tratamento do seu caso e atenção: se tiver febre ou dor nas costas pode indicar gravidade da infecção.
Não, contudo, existem imunomoduladores. São feitos da cápsula da principal bactéria causadora da infecção urinária: Eschericia coli.O tratamento é feito por 3 meses, com pausa de 3 meses e um reforço por mais 3 meses. Apesar de ser um medicamento utilizando apenas 1 tipo de bactéria, o seu efeito na melhora da imunidade pode diminuir episódios de infecções por outras bactérias também.
O cranberry em altas concentrações pode deixar a bexiga um ambiente hostil ao desenvolvimento de bactérias. O suco de cranberry tem baixas concentrações e para prevenção de infecção urinária precisaria de pelo menos 4Litros por dia para ter algum efeito. Hoje existem cápsulas com alta concentração do princípio ativo do cranberry com melhores resultados.