Ginecologia e Obstetrícia

Quais as causas de um escape menstrual?

Por outubro 23, 2017 Nenhum comentário
escape menstrual,

Você, alguma vez, já notou sangue “fora de época” em sua calcinha? Pois ele tem, inclusive, um nome: escape menstrual (ou sangramento de escape, ou spotting).

Geralmente, os escapes não indicam grandes riscos, mas devem ser avaliados com bastante cuidado em gestantes, principalmente em mulheres que já entraram na menopausa, e naquelas em que o escape é muito frequente ou que está se tornando mais intenso.

O que é um escape menstrual

O sangue do escape menstrual é parecido com o da menstruação propriamente dita, mas ele surge, geralmente, no meio do ciclo. Sua coloração pode variar entre o rosa, o vermelho vivo e, em alguns casos, o marrom cor de borra de café.

Pode vir em pequenos fluxos, durante vários dias em sequência, ou aparecer somente no papel higiênico, uma única vez.

É importante que as mulheres procurem ajuda médica se notarem algum sangramento diferente. Quando o diagnóstico é feito precocemente, é possível evitar doenças ou detectá-las ainda em seu estágio inicial, o que torna o tratamento muito mais fácil e eficaz.

Possíveis causas

Um dos fatores que mais levam mulheres até o consultório médico reclamando sobre sangramento de escape é o uso de pílula anticoncepcional. Nos casos em que a quantidade de hormônio contida no medicamento for inferior à que o organismo feminino necessita, o escape menstrual pode ocorrer com frequência e deve ser relatado a um médico.

Entre outras causas ainda podemos citar:

alterações hormonais;
presença de pólipo (espessamento anormal do tecido interno do útero);
mioma (tumor benigno);
uso de DIU;
estresse;
hipotireoidismo;
lesões provocadas durante a relação sexual;
HPV;
inflamações e infecções;
endometriose;
síndrome dos ovários policísticos;
câncer no colo do útero.

Já em mulheres que estejam na menopausa, todo sangramento genital deve ser investigado, principalmente para avaliar o endométrio e o colo do útero.

No entanto, apenas um médico pode identificar e diagnosticar o problema, utilizando exames como papanicolau, ultrassonografia e dosagem hormonal.

Como parar o sangramento de escape?

Escapes menstruais geralmente desaparecem sozinhos. Quando prolongados, seu médico pode receitar uma mudança de anticoncepcional.

Nunca deixe de investigar qualquer alteração no funcionamento de seu corpo, especialmente um escape menstrual. Evite realizar qualquer diagnóstico sozinha ou mudar de pílula contraceptiva sem a indicação de um profissional.

Guia da Mulher Adulta Download Powered by Rock Convert
Lilian Fiorelli

Lilian Fiorelli

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também se especializou em Uroginecologia e Sexualidade Humana.

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by