Ginecologia e Obstetrícia

Candidíase de repetição tem cura?

cura candidíase de repetição

Em algum momento na vida, cerca de 75% das mulheres terão um ou outro episódio de candidíase devido à baixa no seu sistema imunológico. Porém, dessas, há ainda um percentual amplo que terá, no mesmo ano, 3 ou mais casos desta infecção. Este cenário caracteriza a existência de uma candidíase de repetição.

A cura da candidíase de repetição ocorre quando se elimina a causa-raiz do problema. No caso, é importante realizar uma análise minuciosa do que está levando ao surgimento da infecção e realizar o tratamento adequado.

Confira abaixo informações sobre como curar a candidíase de repetição, bem como os seus sintomas e causas relacionadas!

Como curar a candidíase de repetição

A cura da candidíase de repetição parte da análise do porque a infecção está ocorrendo, para posteriormente indicar o tratamento adequado. Durante procedimento, é fundamental que a pessoa mantenha disciplina. Isso porque além do uso medicamentoso, o médico poderá recomendar algumas mudanças de hábitos alimentares e de vida.

O primeiro passo para reduzir os sintomas e incômodos costuma ser o uso de comprimidos e pomadas anti fúngicos. Porém, essa é considerada uma cura superficial para a candidíase de repetição, pois não elimina as chances de ocorrerem novos episódios.

Assim, aliado ao tratamento paliativo, é preciso fazer com que aumente a presença de bactérias consideradas boas para o organismo (probióticos). Assim, haverá o fortalecimento do sistema imunológico, mantendo o seu equilíbrio.

Existe ainda o chamado tratamento natural, que pode ser realizado fazendo banho de assento com bicarbonato. Ele promove o equilíbrio do pH vaginal, impedindo a proliferação da Candida.

Para evitar a recorrência da candidíase é de fundamental importância que o médico avalie se existe uma causa ou doença que desencadeia as crises. Mas algumas dicas de mudanças de hábitos valem para todos os casos.

Modifique os seus hábitos

A melhor forma de chegar à cura da candidíase de repetição é modificar alguns hábitos. Veja alguns deles abaixo:

1 – Melhore a sua alimentação

É importante dar uma atenção especial à alimentação porque determinadas comidas têm a capacidade de promover o crescimento do fungo. Assim, é importante evitar principalmente doces e bebidas alcoólicas em excesso.

Em contrapartida, consumir alimentos saudáveis e variados melhoram a imunidade. Já os probióticos (como iogurte e leite fermentado), promovem a reconstituição da flora intestinal e vaginal, equilibrando a flora e diminuindo a possibilidade da proliferação da Candida.

2 – Pratique exercícios físicos

Evitar o sedentarismo é fundamental não somente para buscar a cura da candidíase de repetição, como também para prevenir doenças diversas, como as cardiovasculares.

Isso ocorre porque os exercícios físicos melhoram substancialmente a imunidade, além de aumentarem a energia para o dia a dia.

Mas lembre-se de usar roupas confortáveis e não muito abafadas para malhar.

3 – Cuide da região genital

Se tem um ambiente propício para proliferação de fungo certamente é o úmido. Assim, seja após o banho ou após urinar, seque bem a região.

Outra dica é evitar roupas muito apertadas, que igualmente podem promover o abafamento. Dê preferência a roupas íntimas não-sintéticas (de preferência de algodão) e, se possível, durma sem calcinha ou cueca.

Se for para praia ou piscina lembre-se de não ficar com o maiô ou biquíni molhado por muito tempo. Uma dica é levar uma troca limpa e seca.

Quais os sintomas da candidíase

Apesar de ser mais comum em mulheres, a candidíase de repetição igualmente atinge homens, provocando sintomas tanto na região genital quanto oral. Os principais incômodos relatados tanto no primeiro episódio quanto nos demais são:

• Coceira, dor e vermelhidão na região genital;
  • Dor e ardor durante a relação sexual;
  • Presença de corrimento branco;
  • Placas esbranquiçadas no pênis;
  • Surgimento de placas esbranquiçadas na boca, garganta e língua;
  • Dificuldade para engolir.

A intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa, principalmente conforme o estado do sistema imunológico individual.

Como descobrir a causa do problema

Infelizmente, é muito complicado descobrir qual a causa específica para o surgimento da candidíase. É justamente esse motivo que leva à ocorrência da candidíase  de repetição.

Porém, há alguns fatores que costumam ser vinculados à infecção, como:

1. Presença de doenças imunológicas;
  2. Diabetes;
  3. Imunossupressão;
  4. Anticoncepcionais ou medicamentos de uso contínuo;
  5. Uso de antibióticos;
  6. Sedentarismo;
  7. Alimentação rica em gorduras e açúcar;
  8. Gravidez;
  9. Falta de higiene apropriada na região íntima;
  10. Deixar região genital úmida (como na praia ou piscina).

A candidíase crônica pode ainda ser causada devido a alguma alergia. Nesse caso os sintomas reduzem no momento em que é utilizado o medicamento, porém, acabam retornando caso a alergia em si não seja eliminada de forma definitiva.

—-

A cura da candidíase de repetição passa por uma análise detalhada das causas da infecção e da realização do tratamento adequado. Dentro desse cenário, torna-se fundamental que haja mudanças de hábitos alimentares e de vida, fazendo com que a imunidade se fortaleça e evite que os fungos sobrevivam.

Lilian Fiorelli

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também se especializou em Uroginecologia e Sexualidade Humana.