> ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NA ENDOMETRIOSE
As glândulas de Bartholin localizam-se na parte externa da genitália feminina, mais especificamente na vulva. Elas são responsáveis por produzir o fluido lubrificante do canal vaginal, fundamental para a prática sexual sem dor.
Existem duas complicações que podem afetar o perfeito funcionamento desse processo de umidificação. Podem surgir os cistos e abscessos na glândula de Bartholin devido à obstrução dos ductos ou a existência de um trauma local.
Apesar de não necessariamente causarem dor, ambas as situações merecem cuidado especial , pois podem prejudicar a sexualidade feminina e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Saiba mais sobre os abscessos e cistos na glândula de Bartholin, bem como a importância de tratá-los adequadamente. Confira a seguir!
Os cistos na glândula de Bartholin surgem quando o orifício de saída do fluido encontra-se obstruído e, consequentemente, todo o muco produzido fica retido em seu interior. Assim, os cistos nada mais são do que “bolinhas” na entrada da vagina compostas por líquido.
Quando são pequenos e não estão infeccionados, os cistos costumam ser assintomáticos, podendo regredir espontaneamente após alguns dias sem a mulher nem saber que os possuía.
Porém, quando os cistos na glândula de Bartholin atingem mais de 3 cm de tamanho, podem ser incômodos, sendo que o desconforto pode surgir durante a relação sexual , ao toque e até no simples ato de andar ou sentar.
Nesse caso, é importante buscar a ajuda de um ginecologista, que irá indicar o tratamento mais adequado para melhorar o problema.
Quando os cistos na glândula de Bartholin não causam algum tipo de sintoma, não é necessário realizar um tratamento específico. Porém, sugere-se fazer banho de assento com água morna visando manter a região higienizada. o procedimento cirúrgico é raramente indicado nestes casos.
Outra complicação muito comum é o abscesso na glândula Bartholin, também conhecido como Bartholinite. Ele se desenvolve quando o líquido que ficou retido dentro do cisto se contamina , infeccionando e formando pus.
A contaminação pode se dar através da mesma bactéria que causa infecção urinária, da que provoca doenças sexualmente transmissíveis ou outra que já habite a pele feminina.
O abscesso na glândula Bartholin é considerado um quadro agudo , que muitas vezes gera dor intensa e deixa o local inchado, vermelho, sensível e quente. Além disso, pode levar a quadros de febre.
Por todos esses motivos, torna necessária a intervenção médica assim que for diagnosticado para que os desconfortos não se transformem em algo insuportável.
Quando o abscesso na glândula Bartholin encontra-se pequeno e com sintomas leves, é possível ser tratado com banho de assento, que ajuda na drenagem do pus e alivia os desconfortos.
Porém, na maioria dos casos, é necessária a intervenção médica. Os procedimentos mais indicados são:
O indicado é sempre procurar um ginecologista para que seja realizado o diagnóstico o tratamento adequados visando a cura plena da mulher.
Continue acompanhando a nossa central educativa para não perder conteúdos exclusivos como este.