Cardiologia

Como funciona o tratamento para insuficiência cardíaca

tratamento para insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença que acomete o coração e que se caracteriza pela sua incapacidade de bombear sangue suficiente para o resto do corpo. Com essa função comprometida, o sangue não leva oxigênio adequadamente para os órgãos, impedindo o funcionamento correto.

Os sintomas da doença variam de pessoa para pessoa, sendo que nem sempre eles são notados quando ela se encontra em estágio inicial. Por esse motivo, é importante realizar o check-up periódico no cardiologista, para se conseguir diagnosticar o problema antes que a sua rotina seja prejudicada.

Além de poder levar a complicações como isquemia e infarto, ela possuir uma taxa de mortalidade alta, sendo fundamental a realização de um adequado tratamento para insuficiência cardíaca.

Causas e sintomas da insuficiência cardíaca

A sua causa mais comum é a doença arterial coronária, que acontece quando os vasos do coração se estreitam, dificultando a passagem de oxigênio ao músculo cardíaco.

Ela pode ser gerada, ainda, por alterações nas válvulas cardíacas, inflamações nos músculos do coração, doença de chagas, entre outros.

Os principais sintomas da doença são:

• Falta de ar durante a prática de exercícios físicos;
  • Arritmia cardíaca;
  • Tosse constante;
  • Fadiga, fraqueza e desmaios;
  • Inchaço nas pernas, pés, tornozelos, abdômen e braços;
  • Palpitações no peito e pulso irregular;
  • Dificuldade para dormir e para se concentrar;
  • Perda de apetite e indigestão;
  • Aumento no peso;
  • Náusea e vômito;
  • Necessidade de urinar de noite.

Tipos de insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca pode ser dividida em dois tipos principais:

• Sistólica: Quando o músculo do coração não consegue bombear adequadamente o sangue para fora de si;
  • Diastólica: Quando os músculos cardíacos ficam rígidos e não absorvem com facilidade o sangue.

Apesar dessa divisão, elas contam com o mesmo problema, que é a incapacidade de bombear o sangue para o restante do corpo, com todos os seus nutrientes e oxigênio.

Tratamento para insuficiência cardíaca

O objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca é bloquear e atenuar os seus sintomas, evitando que o seu estágio fique ainda mais grave e possibilitando que o paciente viva por mais tempo.

Uso de medicamentos

Para que os sintomas sejam minimizados, normalmente é necessária que haja a ingestão de medicamentos logo no início do tratamento para insuficiência cardíaca.

O cardiologista pode indicar, por exemplo, o uso de anti-hipertensivos, cuja função é controlar a pressão arterial. Ou diuréticos, que visam reduzir o excesso de líquido do corpo, diminuindo, assim, os inchaços.

Uma das medicações mais importantes são os beta bloqueadores, que reduzem a ação da adrenalina no coração, reduzindo os batimentos cardíacos e consequentemente, a carga de trabalho do coração.

Como as possibilidades são diversas, o paciente não deve se automedicar, pois cada remédio visa atuar em sintomas ou causas específicas. Por isso, a orientação e o acompanhamento profissional são imprescindíveis para uma resposta positiva do organismo.

Estilo de vida

Juntamente com o tratamento medicamentoso para insuficiência cardíaca, é importante que o paciente modifique alguns hábitos e adote um estilo de vida mais saudável.

O sedentarismo é um fator de risco para o surgimento da doença e, por isso, praticar exercícios físicos regulares é fundamental.  Além de favorecer o funcionamento do coração, também ajuda a controlar o peso e melhora o sistema respiratório, circulatório e muscular.

Dentre as mudanças que devem ser realizadas na dieta, as mais importantes são:

• Reduzir o uso de sal;
  • Ingerir líquido com moderação;
  • Não consumir alimentos com gordura e frituras;
  • Evitar bebidas alcoólicas.

Além disso, parar de fumar e administrar o nível de estresse são recomendações que fazem parte do tratamento para insuficiência cardíaca.

Cirurgia

Em casos mais graves, em que o coração não reagiu positivamente aos demais tratamentos para insuficiência cardíaca, o cardiologista pode recomendar a cirurgia para substituir as válvulas cardíacas ou realizar o transplante do órgão.

Olá! Como a Alira pode te ajudar?