Cardiologia

Quais doenças podem ser detectadas no teste de esforço

doenças detectadas no teste de esforço

Realizar exames preventivos do coração é importante por diversos motivos, seja para manter-se sempre saudável e disposto ou então para diagnosticar precocemente doenças cardíacas.

Dentre os principais exames requisitados pelos médicos durante um check-up, destaca-se o chamado teste de esforço. Seu objetivo é submeter o coração a situações que façam ele bater mais rapidamente para, assim, verificar como está seu funcionamento.

São diversas as doenças que podem ser detectadas no teste de esforço, como a doença arterial coronária e a hipertensão.

Acompanhe o artigo e conheça as principais doenças detectadas no teste de esforço e como é realizado esse exame!

Quais doenças podem ser detectadas no teste de esforço?

Também chamado de teste ergométrico, esse exame tem a capacidade de descobrir doenças cardíacas que em um tradicional teste de eletrocardiograma de repouso não é possível.

As principais doenças detectadas no teste de esforço são:

1. Coronariopatia

O teste de esforço aumenta em 65% as chances de diagnosticar a coronariopatia, que nada mais é do que o entupimento das coronárias. Esse bloqueio, inclusive, pode levar à dor torácica e até a um infarto.

2. Hipertensão arterial

Esse é uma das principais doenças que podem ser detectadas no teste de esforço, visto que a pressão arterial se modifica quando a pessoa sai do repouso e tem um limite que pode atingir durante a prática do exercício.

3. Capacidade para realização de atividade física

Com o teste ergométrico, podemos avaliar a capacidade de realização de  atividade física do paciente.

4. Arritmia

Algumas arritmias podem aparecer com o esforço físico indicando a presença de doenças que devem ser bem avaliadas. Em algumas situações, por exemplo, é necessário até mesmo orientar que o paciente não realize atividade física.

5. Função pulmonar

Através desse exame é possível diagnosticar a existência de asma do esforço, ou seja, o tipo de asma que somente surge após a realização de alguma atividade física vigorosa.

Como funciona o teste de esforço

O teste de esforço mais comum é realizado em uma esteira ergométrica. Com eletrodos fixados no corpo, o paciente inicia caminhando e depois começa a correr. O objetivo é desvendar as doenças que ficam escondidas durante o período de repouso com o aumento da frequência cardíaca e na recuperação.

Esse exame é realizado por um médico especializado, visto que deve ser interrompido caso a pessoa apresente uma exaustão excessiva, dor torácica, cansaço ou em caso de queda abrupta da pressão.

O teste de esforço é recomendado tanto para atletas quanto para quem quer iniciar uma atividade,  a fim de saber se está apto para a prática de atividade física.