Cardiologia

Afinal, o que é sopro cardíaco?

o que é sopro cardíaco

Todo problema ou irregularidade que envolve o coração costuma gerar preocupações. Exemplo disso é o sopro cardíaco, um ruído que ocorre entre os batimentos e que pode indicar a presença de uma doença ou não.

Mas afinal, o que é sopro cardíaco? Basicamente, é um barulho que ocorre na passagem do sangue pelas válvulas do coração, quando, geralmente, a válvula está com problema.  Ele não é considerado uma doença propriamente dita, mas pode indicar que há a existência de alguma.

Há casos em que ele pode simplesmente sumir com o tempo, sem que que a pessoa tenha que realizar qualquer tipo de tratamento. Para se ter uma ideia, em torno de 40% das crianças saudáveis apresentam o sopro sem que o seu desenvolvimento seja prejudicado ou outro tipo de sintoma apareça.

Nesse artigo você saberá o que é sopro cardíaco, como suas causas e sintomas, como é realizado o diagnóstico além de alternativas para tratá-lo. Boa leitura!

O que é sopro cardíaco?

Sopro cardíaco é um distúrbio que ocorre devido a alterações do fluxo sanguíneo e a problemas nas válvulas do coração. Ele se caracteriza por um ruído que lembra um sopro no ouvido e é notado a cada batimento cardíaco.

Ele pode ser dividido em:

1. Fisiológico: Também chamado de sopro benigno ou inocente, é muito comum em crianças sem motivo aparente. Ele não gera nenhum outro tipo de alteração no organismo e desaparece naturalmente após um tempo;
  2. Patológico: Esse tipo de sopro pode ser congênito ou surgir devido a outros problemas cardíacos. Esse costuma ser mais perigoso, necessitando de atenção e tratamento.

Quais as causas do problema

No caso do sopro fisiológico, por exemplo, os ruídos são gerados devido a uma turbulência no fluxo sanguíneo, cujo motivo não há uma causa específica. Como costuma acometer principalmente as crianças, pode ter relação com o desenvolvimento do coração, fazendo que ele desapareça sem maiores transtornos com o passar do tempo.

Já o sopro patológico costuma acometer aqueles que tiveram febre reumática, infarto do miocárdio, dilatação do coração, ou então com o passar dos anos, ao envelhecer, a válvula vai se tornando mais rígida e o sopro pode ser notado.

Principais sintomas do sopro cardíaco

O sintoma mais nítido que comprova que o sopro cardíaco é a presença de algum ruído junto do habitual som do batimento do coração. Em alguns casos ele pode ser imperceptível, principalmente nos sopros inocentes, em que não há mais nenhum outro sinal.

Já no sopro patológico existem alguns outros sintomas que merecem uma atenção especial, como:

• Desmaios;
  • Dor no peito e de cabeça;
  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Suor excessivo;
  • Palpitações;
  • Presença de veias saltadas;
  • Dificuldade de respirar;
  • Língua, mãos e lábios roxos.

Como é realizado o diagnóstico?

Devido a sua característica sonora, o sopro cardíaco pode ser diagnosticado em um exame de rotina. No caso, por meio de uma ausculta com o estetoscópio.

Para a investigação do sopro, é necessário a realização de exames complementares como:

• Eletrocardiograma;
  • Raio X do tórax;
  • Ecocardiograma.

Neste caso, o objetivo não é apenas detectar a presença do sopro cardíaco e sim identificar a sua gravidade e os problemas associados, que estão levando ao seu surgimento.

É possível tratar o sopro cardíaco?

Como o sopro cardíaco não é uma doença, e sim o indício de um problema, o foco não é tratá-lo, mas sim o que está gerando os ruídos.

No caso do sopro fisiológico, não há necessidade de realizar nada em específico, pois, além de não gerar outros sintomas, irá sumir com o tempo.

Já o sopro patológico, o seu desaparecimento depende de a doença causadora ser tratada. Isso demonstra a importância de se realizar os exames adequados, a fim de permitir o diagnóstico preciso do médico.

Em casos mais simples, o problema pode ser tratado através do uso medicamentoso. Quando a doença é mais grave, o cardiologista pode até recomendar a realização de uma cirurgia, a fim de remover a válvula defeituosa do coração e incorporar uma válvula artificial.

—–

Agora que você já sabe o que é sopro cardíaco, lembre-se de procurar a ajuda de um cardiologista caso sinta alguns dos sintomas descritos acima.

Além disso, realizar o check-up periódico é a melhor alternativa para cuidar do seu coração e manter-se sempre saudável.