Ginecologia e ObstetríciaVideos

O que é Incontinência Urinária?

o que é incontinência urinária

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Lillian Fiorelli, sou médica ginecologista e uma das minhas especialidades é ajudar mulheres com incontinência urinária.

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é uma doença em que a mulher perde urina involuntariamente. É uma doença que vem sendo cada vez mais prevalente na população, com o aumento da expectativa de vida.

Para entender incontinência urinária o ideal é entender também o que é a continência urinária, porque uma mulher normal não perde urina.

Vamos entender melhor no modelo da bexiga, vamos imaginar que isso seja a bexiga, essa é a região que armazena a urina e essa região é a região chamada uretra, que é por onde sai a urina.  Em uma situação normal em que a mulher está fazendo atividades do dia a dia, a região da bexiga tem uma musculatura que fica relaxada para receber urina, e essa região da uretra tem uma musculatura contraída.

Além disso, tem uma região embaixo da bexiga chamada assoalho pélvico que auxilia tanto na sustentação dos órgãos quanto no fechamento da uretra e aí, quando a bexiga enche ao ponto de dar vontade de ir ao banheiro ela avisa para o cérebro “vamos no banheiro” e se a mulher não tem um banheiro por perto ela fala pra bexiga “calma aí”, com isso, todos os músculos continuam contraídos nessa região e relaxado na região da bexiga, a partir do momento que ela encontra um banheiro, senta no vaso, começa o processo chamado micção que é uma contração da musculatura da bexiga e um relaxamento da região da uretra, esvaziando a bexiga. Esse é o processo normal.

Em uma mulher com incontinência urinária, um dos dois processos possuem alguma alteração: ou a musculatura da bexiga contrai na hora errada com isso a vontade de ir no banheiro toda hora, ou a região de suporte ou mesmo a musculatura da uretra não tem um fechamento adequado e o mínimo esforço que a mulher faz é o suficiente para ela perder a urina.

Agora que vocês entenderam o que é incontinência urinária, assista quais são as principais causas dessa doença

Lilian Fiorelli

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também se especializou em Uroginecologia e Sexualidade Humana.