Ginecologia e ObstetríciaVideos

O que é Incontinência Urinária?

o que é incontinência urinária

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Lillian Fiorelli, sou médica ginecologista e uma das minhas especialidades é ajudar as mulheres com incontinência urinária.

O que é essa tal de incontinência urinária?

A incontinência urinária é uma doença em que a mulher urina sem querer, tá?

Uma perda involuntária de urina e é uma doença que vem sem sendo cada vez mais prevalente na população, com o envelhecimento da população, o aumento da expectativa de vida, tende a maior frequência também de incontinência urinária.

E o que é essa incontinência urinária?

Para entender incontinência urinária o ideal é entender também o que é a continência urinária, porque uma mulher normal não perde urina.

Vamos entender um pouquinho no modelinho da bexiga, vamos imaginar que isso seja uma bexiga, essa é a região que armazena a urina e essa região é a região chamada uretra, que é por onde sai a urina, numa situação normal em que a mulher está fazendo atividades do dia a dia dela, essa região da bexiga tem uma musculatura que fica relaxada para receber essa urina, e essa região da uretra tem uma musculatura contraída.

Além disso, tem uma região embaixo da bexiga chamada assoalho pélvico que auxilia tanto na sustentação dos órgãos quanto no fechamento da uretra e aí quando a bexiga enche ao ponto de dar uma vontade de ir no banheiro ela avisa para o cérebro “vamos no banheiro” e aí se a mulher não tem um banheiro por perto ela fala pra bexiga “calma aí”, todos os músculos continuam contraídos nessa região e relaxado nas região da bexiga, a partir do momento que ela encontra um banheiro, senta no vaso, começa o processo chamado micção que é uma contração dessa musculatura da bexiga e um relaxamento dessa região da uretra, esvaziando a bexiga, esse é o normal.

Começa o processo chamado micção que é uma contração dessa musculatura da bexiga e um relaxamento dessa região da uretra, esvaziando a bexiga, esse é o normal.começa o processo chamado micção que é uma contração dessa musculatura da bexiga e um relaxamento dessa região da uretra, esvaziando a bexiga, esse é o normal.

Numa mulher com incontinência urinária, um dos dois processos estão com alguma alteração, tá?

Uma musculatura da bexiga contrai na hora errada e daí da vontade de ir no banheiro toda hora ou a região de suporte ou mesmo a musculatura da uretra não tem um fechamento adequado e mínimo esforço que a mulher faz é o suficiente para ela perder a urina.

Muito bem agora que vocês entenderam o que é incontinência urinária, se você tá curioso para saber quais são as principais causas.

Guia da Mulher Adulta Download Powered by Rock Convert
Lilian Fiorelli

Lilian Fiorelli

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também se especializou em Uroginecologia e Sexualidade Humana.

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by