o que é endometriose

Olá pessoal, eu sou o Tomyo, médico ginecologista especializado em endoscopia ginecológica e hoje vou falar sobre endometriose, doença que acomete cerca de 1 em 10 mulheres em idade reprodutiva, totalizando cerca de 7 milhões de brasileiras.

O que é a endometriose?

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de células semelhantes ao endométrio (tecido que reveste o interior do útero) em outros órgãos da pelve. Essas células respondem de forma muito semelhante aos estímulos do hormônio do ciclo menstrual, é por isso que na menstruação, mulheres que possuem a doença sentem cólicas de intensidade muito mais forte que o habitual.

Como essas células vão parar fora do útero?

Existem várias teorias que tentam explicar como isso acontece, dentre elas uma das mais conhecidas é a teoria da menstruação retrógrada, a menstruação que volta através das trompas no período menstrual. Essas células voltando pelas trompas e caindo na pelve se implantariam nessa região causando a endometriose. Essa é uma teoria que não foi comprovada e sabemos que aproximadamente 90% das mulheres possuem essa menstruação retrógrada e só algumas delas desenvolvem a endometriose, então isso não explica totalmente a origem da doença. Entre outra teorias, existe uma chamada de mullerianose a qual defende que a endometriose foi estabelecida durante o desenvolvimento embrionário e se manifesta durante as alterações hormonais (puberdade, menarca ou gravidez), outra teoria é da metaplasia celômica que justifica a doença como transformação das células da pelve em endometriose, existem também as teorias de imunidade e de transmissão através da corrente sanguínea que buscam uma justificativa para a doença. De fato, até hoje nenhuma dessas teorias foram comprovadas, no entanto não temos uma resposta definitiva para a origem da endometriose.

Porque é tão importante falar sobre endometriose?

Porque hoje, ela é a principal causa de dor pélvica e  infertilidade em mulheres, e temos visto que tem aumentado cada vez mais ao longo dos anos, não só o diagnóstico, mas também a incidência na população feminina de modo geral.

Conclusão:
Resumidamente a endometriose é a presença de células semelhantes a do endométrio mas fora do útero.  Por estar fora do útero, causa várias alterações na saúde da mulher.

Continue acompanhando nossos vídeo em nosso canal no Youtube

Dr. Tomyo Arazawa

Me formei em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Após a faculdade, fiz Residência Médica e especialização e Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fui Médico Preceptor (chefe dos residentes) da Disciplina de Ginecologia da FMUSP logo após o término da residência médica. Me especializei em cirurgias minimamente invasivas, tais como cirurgias laparoscópicas, histeroscópicas e cirurgias robóticas. Hoje minha dedicação está voltada a atenção, assistência e estudos a pacientes com dor pélvica e especialmente endometriose.