nódulos na tireoide

O que são Nódulos de tireoide? Devo me preocupar?

Nódulos de tireoide são alterações do tecido tireoideano normal e a ampla maioria dos casos são de lesões benignas, porém uma pequena fração deles pode conter alterações malignas que deve ser tratada precocemente.

Quais são os sintomas que podem ser causados por Nódulos tireoidianos?

Em geral, eles não causam sintomas. Atualmente muitos pacientes estão descobrindo que possuem nódulos através de exames de rotina, solicitados pelos seus médicos com o intuito de check-up. E este achado é muito comum, principalmente em pacientes do sexo feminino, em idade adulta.

Se eu tenho nódulos de tireoide, devo ser operado(a)?

Não necessariamente. Quando o paciente é diagnosticado com nódulos tireoideanos, os mesmos devem ser avaliados e investigados pelo profissional experiente para a decisão de conduta (observação ou cirurgia).

Como é feita a investigação de nódulos tireoidianos?

A investigação inicia-se com uma boa história clínica e exame físico. Para a complementação da análise, são solicitados testes de função tireoideana, exames de imagem (Ultrassonografia) e, se necessário, biópsia através de Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF).

O resultado da biópsia é de suspeita de Câncer. O que devo fazer?

A biópsia de nódulo de tireoide através da Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) pode resultar em suspeita de malignidade, porém, este achado deve ser avaliado pelo profissional experiente para a decisão de conduta (observação ou cirurgia).

Qual a taxa de malignidade dos nódulos tireoidianos?

Apenas 5 a 10% dos nódulos diagnosticados são malignos (Câncer).

CÂNCER DE TIREOIDE

Descobri que tenho Câncer de tireoide. O que devo fazer?

O Câncer de tireoide é a neoplasia endócrina mais frequente, sendo que a grande maioria é do tipo Papilífero e o mesmo apresenta alta taxa de cura e ótimo controle. Diante deste diagnóstico, é necessário a realização de exames de estadiamento para a definição do estágio em que a sua doença se encontra. Através disso, a melhor conduta poderá ser tomada.

Qual o tratamento para o Câncer de tireoide?

O tratamento inicial é a cirurgia para a retirada da tireoide, que deve ser realizada por um Cirurgião de Cabeça e Pescoço experiente.  Deve-se também fazer terapia substitutiva e supressiva hormonal com Levotiroxina (hormônio da tireoide em comprimido). Além disso, em alguns casos, há indicação de complementação do tratamento com Iodo Radioativo.

Como é o acompanhamento após a cirurgia do Câncer de tireoide?

O seguimento deve ser feito com exames de imagem e laboratoriais periódicos pois o Câncer pode reaparecer e, com o acompanhamento adequado, ele pode ser detectado precocemente ou até mesmo ser prevenido. Se você precisa saber mais, baixe agora nosso e-Book completo sobre Nódulos na Tireoide!

Dr. Jorge Kim e  Dra. Thais Sickler

Dr. Jorge Kim

Dr. Jorge Kim é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fez residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas da FMUSP e foi Preceptor (chefe dos residentes) na Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HC-FMUSP.