O que torna um médico especialista em Nódulos de Tireoide

 In Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A Medicina é uma das ciências mais antigas do mundo e no decorrer de sua existência evoluiu muito, ramificando-se em muitas áreas. No seu desenvolvimento, médicos foram descobrindo mais e mais fatos sobre o corpo humano, seu funcionamento e doenças que o afetam. Dessa forma, eles foram se especializando em certas áreas e, posteriormente, em pontos específicos dentro delas. Isso aconteceu porque notou-se que, quanto maior a especialização de um médico, mais consistente, eficiente e seguros serão os tratamentos, diagnósticos e procedimentos realizados por ele.

Nesse contexto, temos médicos com especialidades em cirurgia do sistema digestivo, neurocirurgia, nefrologia, cardiologia, etc. Uma dessas especialidades é a Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Quando se pensa em médicos especialistas em nódulos da tireoide, fala-se de especialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Este seguimento da Medicina é uma área cirúrgica que está focada, como o nome já diz, no território corporal da cabeça e do pescoço. Portanto, o cirurgião de cabeça e pescoço tem em seu campo de atuação o tratamento de doenças que possam afetar as partes do organismo envolvidas nesse território: nódulos de glândulas salivares, de pescoço, tumores da pele da face, boca, laringe e as glândulas tireoide e paratireoide.

Um dos problemas mais comuns que afetam a tireoide são os chamados nódulos da tireoide. Consistem em aglomerações de células que se formam nesta glândula e podem ou não causar sintomas ou complicações sérias, como o câncer. Um dos especialistas em nódulos da tireoide é da área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que possui bons conhecimentos no seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Inicialmente, a avaliação médica é muito importante, buscando dados da história do paciente e, principalmente, realizando o exame físico do pescoço . Ainda na etapa de diagnóstico, o médico saberá quando recomendar mais exames para os nódulos, caso suspeite que possam ser prejudiciais. Com a análise dos resultados, o especialista conseguirá avaliar a necessidade de remoção dos nódulos. Caso ele determine que se tratem de nódulos que oferecem perigo, como tumores malignos, a necessidade de cirurgia será determinada.

Além de deter os conhecimentos e práticas envolvidos no diagnóstico, este especialista em nódulos da tireoide deverá ter excelente domínio dos procedimentos cirúrgicos que envolvem a remoção destes nódulos. Como a cirurgia costuma envolver a extração da tireoide ou de parte dela, caberá ao cirurgião de cabeça e pescoço passar todas as informações inerentes ao procedimento e  acompanhar seus pacientes no pós-operatório.

Não é difícil notar que, para apenas um único problema que pode afetar a tireoide, o médico precisa dominar uma quantidade grande de conhecimento e prática. Dessa forma, procure sempre profissionais com especialidade nas áreas necessárias e com boa formação e recomendação. Nós, da Clínica Alira, acreditamos que a prática médica deve prezar sempre pela excelência, visto que ela lida diretamente com a vida de pessoas e buscamos, desde o início, manter um corpo clínico que reflita nossos valores.

Quer saber mais? Conheça nosso especialista em nódulos da tireoide.

Recommended Posts

Leave a Comment

nódulos na tireoide-1tratar nodulos