Dermatologia

Tenho manchas brancas, pode ser vitiligo?

manchas brancas pode ser vitiligo?

É muito comum que, em determinada fase da vida, surjam algumas manchas brancas na pele. Seja por questões hormonais ou genéticas, elas podem simplesmente desaparecer com o tempo, assim como tornar necessários alguns cuidados especiais para que a aparência não fique comprometida.

Entre tantas características distintas e possíveis causas, como saber se essas manchas brancas podem ser vitiligo?

Abaixo, desvendaremos essa doença e falaremos sobre os diferentes tipos de manchas e outras possíveis causas para o seu surgimento. Confira!

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença em que há a perda de melanina em determinadas regiões da pele. Ou seja, as células perdem a capacidade de manter a sua tonalidade natural, assim como não se bronzeiam quando a pessoa se expõe aos raios solares.

Como há diversas doenças que podem levar ao surgimento de manchas claras, o que especificamente indica que pode ser vitiligo? É através das suas características clínicas, que são bem particulares.

No caso, as manchas ganham um aspecto leitoso e podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, mãos, pés e articulações. No início, elas costumam surgir com tamanho mediano, porém, podem ir aumentando e se espalhando com o tempo.

Essa doença despigmentante costuma ocorrer em pessoas na faixa etária dos 20 anos, independente de etnia, cor de pele e sexo, mesmo que haja predomínio entre as mulheres.

manchas brancas pode ser vitiligo?

Quais as causas do vitiligo?

Ao mesmo tempo que é fácil diagnosticar em qual situação essas manchas brancas podem ser consideradas vitiligo, o mesmo não se pode falar sobre as suas causas.

Em média, 30% dos casos da doença são vinculados ao histórico familiar, ou seja, ocorre em mais de um membro da família, indicando o seu caráter genético. Outra hipótese é a presença de algum mecanismo autoimune.

O que se sabe, porém, é que para que o vitiligo ocorra, deve haver a destruição dos melanócitos, células que produzem a melanina, a grande responsável pela pigmentação da pele.

Para ocorrer essa destruição, porém, igualmente são diversas as teorias, desde a produção natural de anticorpos contra essa célula até algum mecanismo próprio de autodestruição.

Outros tipos de manchas brancas

Além do perfil das manchas brancas que surgem devido ao vitiligo, há outras versões muito comuns de aparecerem, como nevo acrômico, pitiríase versicolor, leucodermia gutata e pitiríase alba. Mesmo que sejam muito parecidas, elas apresentam detalhes diferentes, facilitando sua diferenciação  na hora do diagnóstico.

Quais doenças também podem gerar manchas brancas?

A despigmentação da pele pode ser causada por diversos motivos. Se manchas brancas, quando diagnosticado como sendo vitiligo, têm vínculo com a produção de melanina, quais são as causas das demais?

As doenças mais comuns que possuem como sintoma o surgimento de manchas claras são:

• Pitiríase versicolor: Trata-se de uma infecção gerada por um fungo que leva ao surgimento de manchas principalmente no tronco, no peito e nas costas.
  • Pitiríase alba: dermatose que ocorre mais em crianças e adultos jovens, caracterizada por manchas mais claras, mal definidas e escamosas. Nenhuma causa conhecida de pitiríase alba foi relatada. A condição não é contagiosa e nenhum agente infeccioso foi identificado. As principais teorias sobre a origem das lesões na pitiríase alba envolvem atopia e alterações pós-inflamatórias.

As manchas têm cura?

As manchas claras podem tanto entrar em remissão espontaneamente quanto necessitarem de tratamento específico. O vitiligo é considerado uma doença crônica , porém já existem terapias que prometem conter o seu avanço e até minimizar o seu aspecto.

O que importa é que, assim que for visualizado qualquer tipo de mancha, o dermatologista seja consultado.

Dra. Ana Paula Takeuchi

Dra. Ana Paula Takeuchi é médica formada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da FMUSP.