Endocrinologia

Hipotiroidismo na Gestação

endocrinologia

Hipotiroidismo na gestação

Mulheres com hipotiroidismo, e que engravidam, precisam ser avaliadas por um endócrino para ajuste da medicação, porque as necessidades do hormônio tireoidiano aumentam durante a gestação, e é super importante esse ajuste de dose para o bom desenvolvimento fetal e redução de intercorrências gestacionais.

Hipotiroidismo antes da Gestação

Mulheres com hipotirodismo, e que tem intenção de engravidar, também devem ser avaliadas em relação a função tireoidiana, e se necessário ter suas doses hormonais otimizadas.

Em quais pacientes avaliar a presença de hipotiroidismo na gestação?

As mulheres que não tem antecedentes pessoais de hipotiroidismo, mas que estão em grupos de risco para a doença ( história familiar de hipotiroidismo, história pessoal de aborto, sintomas clínicos de hipotiroidismo, presença de auto anticorpos contra a tireoide, obesidade, diabetes tipo 1) merecem ser avaliadas laboratorialmente para screening, e tratamento dessa patologia. Durante a gestação , devido à interferência do hormônio placentário os valores hormonais relacionados à função tireoidiana devem ser avaliados com muita atenção e cuidado.

Quais as complicações do hipotirodismo não tratado na gestação?

Aborto, trabalho de parto prematuro, baixo peso ao nascer, aumento da morbidade e mortalidade perinatal, comprometimento neuropsicológico e cognitivo do recém nascido, sangramento pós parto, pré eclâmpsia, hipertensão gestacional.

Dra. Thais Sickler

Guia da Mulher Adulta Download Powered by Rock Convert
Dr. Jorge Kim

Dr. Jorge Kim

Dr. Jorge Kim é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fez residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas da FMUSP e foi Preceptor (chefe dos residentes) na Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HC-FMUSP.

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by