Dermatologia

Como melhorar o aspecto de envelhecimento da boca

envelhecimento da boca

Envelhecer é um processo natural e inevitável. Ele ocorre devido à idade, por conta de todas as modificações sofridas pelo organismo, como a queda na produção de colágeno, mas pode chegar mais cedo em decorrência de maus hábitos.

É na face que os primeiros sinais costumam aparecer, sendo que o envelhecimento da boca se inicia já a partir dos 30 anos. Nesta fase, começam a surgir pequenas rugas periorais, conhecidas popularmente como “código de barras”. Junto a isso, os lábios vão se afinando e o ângulo da boca, caindo.

Para conter o envelhecimento da boca, é fundamental mudar alguns hábitos e intensificar o uso de produtos hidratantes. Com a prevenção e os cuidados adequados, é possível manter a pele bonita por mais tempo.

Fatores que intensificam o envelhecimento da boca

Além do envelhecimento natural, há outros fatores que contribuem para deixar os lábios mais flácidos, enrugados e finos.

Assim, as principais causas vinculadas ao envelhecimento da boca são:

  • movimento excessivo dos músculos: pessoas que mexam muito a região da boca acabam prejudicando as fibras que circundam os lábios. O excesso de contração leva ao surgimento de rugas, que, inclusive, podem ser vistas mesmo quando o local está relaxado;
  • cigarro: o tabagismo acelera o processo de envelhecimento da boca porque a expõe a substâncias químicas nocivas, à fumaça e ao calor. Tudo isso gera um estresse oxidativo, a destruição das fibras e, consequentemente, o desenvolvimento de marcas de expressão ao redor dos lábios. Além disso, ao puxar a fumaça, a musculatura é exercitada repetidamente, contribuindo para as “rugas código de barras”;
  • excesso de exposição ao sol: a exposição exagerada ao sol é uma das grandes vilãs do envelhecimento precoce em geral, e não poderia ser diferente com a boca. Ela faz liberar uma grande quantidade de radicais livres no organismo que reduzem a elasticidade da pele e levam ao enrugamento.

Como prevenir

A melhor maneira de prevenir o envelhecimento da boca é modificar algumas práticas, como:

  • não se expor muito ao sol e à poluição;
  • utilizar protetor solar diariamente;
  • passar longe do cigarro;
  • hidratar-se adequadamente;
  • ingerir alimentos antioxidantes.

Além disso, aposte em produtos para a região que sejam hidratantes e que tenham ação anti-inflamatória, regeneradora e de recuperação de tecidos. É importante ficar atenta à fórmula do cosmético, pois nem todos os batons e gloss oferecem esses benefícios.

Para a área ao redor dos lábios, opte por aplicar medicamentos que estimulem a produção de colágeno, como os à base de vitamina C, resveratrol e derivados do ácido retinoico.

Opções de tratamento para o envelhecimento da boca

Se os sinais de envelhecimento da boca já estiverem visíveis, existem alguns procedimentos que podem suavizá-los .

A toxina botulínica, quando injetada corretamente, auxilia a relaxar os músculos, atenuando as linhas finas dos lábios e proporcionando uma aparência mais lisa e volumosa.

Já – algumas modalidades de laser,  peelings e o preenchimento com ácido hialurônico promovem uma maior produção de colágeno. Por isso, são indicados para tratar e, também, prevenir as marcas de expressão ao redor da boca.

Cabe ao médico definir qual a alternativa mais adequada para o seu caso. Lembre-se: qualquer procedimento dessa natureza só pode ser realizado de forma segura por um profissional especialista em cosmiatria e estética.

Dra. Ana Paula Takeuchi

Dra. Ana Paula Takeuchi

Dra. Ana Paula Takeuchi é médica formada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fez residência médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da FMUSP.

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by