Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Endoscopia salivar: você sabe para que serve?

Por janeiro 31, 2018 Nenhum comentário
endoscopia salivar

A endoscopia salivar, conhecida também como sialoendoscopia, é um procedimento realizado para visualizar o interior dos canais das glândulas salivares. Com esse método, é possível identificar, imediata e diretamente, várias doenças que podem atingir essa região. Isso elimina a necessidade de fazer outros exames para conseguir novas imagens e confirmar a existência de um problema.

A sialoendoscopia é realizada com um equipamento específico, constituído de uma cânula que possui uma fibra óptica em seu interior. Esse pequeno aparelho é conectado a uma fonte de luz e a uma câmera de vídeo ligada a um monitor, por onde o médico visualiza as imagens.

Como a endoscopia salivar pode ser utilizada?

Esse método pode ser utilizado tanto para diagnosticar doenças quanto para fins terapêuticos. Nesse último caso, as situações variam: aplicação de medicamentos, extração de cálculos, dilatação de estenoses, libertação de rolhas, lise de aderências, etc. Além disso, a técnica também pode auxiliar o médico durante algumas cirurgias.

Quando a sialoendoscopia é indicada?

Algumas das indicações para a sialoendoscopia são:

• estenose de ductos salivares maiores;
  • cálculos salivares;
  • parotidites (inflamação da glândula parótida) de repetição;
  • síndrome de Sjögren;
  • cistos de retenção salivar;
  • biópsia de glândulas salivares;
  • sialoadenites inespecíficas;
  • quadros clínicos com sintomas nessa região e que precisam ser investigados.

Vantagens da endoscopia salivar

A endoscopia salivar é útil para evitar complicações como os abscessos, a obstrução do ducto com perda definitiva da função e a necessidade de uma cirurgia para retirada das glândulas salivares.

O procedimento é considerado muito eficaz e seguro. Cerca de 85% dos pacientes que passam pela sialoendoscopia, seja como diagnóstico ou tratamento, têm sua qualidade de vida melhorada.

Riscos da sialoendoscopia

A endoscopia salivar é minimamente invasiva, não possui contra-indicações absolutas e praticamente não apresenta riscos e complicações. Por esse motivo, pode ser realizada por qualquer pessoa, adultos e crianças.

No entanto, vale lembrar que, como em qualquer procedimento cirúrgico, existe a chance de ocorrerem pequenas infecções.

Cuidados após a endoscopia salivar

Os cuidados são básicos e, geralmente, relacionados à higiene oral e a uma alimentação balanceada. Além disso, o médico poderá receitar alguns medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, de acordo com a duração da endoscopia salivar.

Quando a técnica for utilizada apenas para diagnóstico, recomenda-se agendar uma consulta algumas semanas após a realização da sialoendoscopia para checar se está tudo bem. Já nos casos em que o procedimento for usado como uma intervenção (a extração de um cálculo, por exemplo), é fundamental que haja um acompanhamento médico posterior.

Apenas um profissional capacitado pode avaliar o quadro e se esse método é indicado em seu caso. Antes de realizar uma endoscopia salivar, procure informar-se a respeito e não hesite em tirar suas dúvidas com o médico.

Dr. Jorge Kim

Dr. Jorge Kim é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fez residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas da FMUSP e foi Preceptor (chefe dos residentes) na Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HC-FMUSP.