Endocrinologia

Definição, causas e consequências da obesidade

obesidade

O que é obesidade?

É definida como um índice de massa corpórea (IMC – peso/ altura2) maior ou igual a 30Kg/m2.

A obesidade é uma doença crônica e favorece a ocorrência de quais condições mórbidas ?

Diabetes mellitus, dislipidemia, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, apnéia do sono, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, síndrome metabólica, câncer de mama, útero e leucemia (em mulheres), cólon (em ambos os sexos); osteoartrose.

Quais as causas da obesidade?

Fatores genéticos, estilo de vida inadequado (sedentarismo, aumento do consumo de calorias) ou pode estar relacionada a disfunções endocrinológicas (alterações hormonais).

Em relação à distribuição da gordura corporal, qual a pior localização de gordura?

Indivíduos com adiposidade central tendem a apresentar maior resistência à insulina ( elevação dos níveis de insulina), que é uma anormalidade sistêmica associada a múltiplas alterações metabólicas.

Qual é o tratamento para perda de peso?

Baseia-se em dieta, exercício e mudança de estilo de vida.Tratamento farmacológico e cirurgia podem ser indicados dependendo do caso.

Como deve ser a dieta?

De maneira geral, precisamos estimular o consumo de vegetais, legumes, alimentos integrais e não refinados, e limitar a ingestão de tubérculos, carboidratos refinados e açúcares simples. As orientações quanto o fracionamento da dieta também são importantes.

Dra. Thais Sickler

Dr. Jorge Kim

Dr. Jorge Kim é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fez residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas da FMUSP e foi Preceptor (chefe dos residentes) na Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HC-FMUSP.