Cirurgia de Cabeça e Pescoço

5 sintomas que podem indicar problema na Tireoide

Por março 17, 2016 Nenhum comentário
problema na Tireoide

O corpo humano gasta energia para movimentar, para correr, para trabalhar. Cada célula tem sua maneira para realizar este consumo de energia, o qual é denominado metabolismo.

O funcionamento correto dele depende da produção adequada e correta de hormônios e esta é a função da glândula tireoide, um órgão do sistema endocrinológico. Ao regular o metabolismo do corpo, a tireoide determina com que velocidade são queimadas as calorias, quão rápido bate o coração e ela é a responsável por estabelecer equilíbrio hormonal.

Esses hormônios produzidos pela tireoide irão atuar no crescimento e desenvolvimento do ser humano e as consequências podem ser observadas no corpo em questões relacionadas ao peso, memória, concentração, humor, ciclo menstrual e até na fertilidade. Desta forma, não é exagero dizer que qualquer problema relacionado à glândula pode provocar diversas alterações no organismo. Dentre alguns destes sintomas é possível destacar:

Cansaço excessivo

Se, mesmo dormindo entre 8 e 10 horas diárias, você se sente cansado(a) ou com a necessidade de tirar um cochilo, há possibilidade que esteja com problemas na produção de hormônios da tireoide. Sentir-se esgotado(a) com frequência, apresentar dores musculares e nas articulações, não conseguir se concentrar para desempenhar atividades simples e cotidianas, ter sonolência e perda de memória são sintomas que podem indicar que a tireoide não está funcionando corretamente e denominam indícios de hipotireoidismo (falta do hormônio da tireoide).

Agitação excessiva

O oposto dos sintomas acima, de forma exacerbada, também pode indicar problemas na tireoide, mas, neste caso, são indicações de hipertireoidismo (excesso do hormônio da tireoide). Isto é, sentir-se irritado(a), com taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), tremores, sensação intensa de calor e ter insônia denotam que o metabolismo não está funcionando de forma adequada.

Ressecamento

O mau funcionamento da tireoide também afeta peles, unhas e cabelo, que podem apresentar ressecamento e queda. Isto acontece porque, para a manutenção destas estruturas, o metabolismo dos elementos que as mantêm, como proteínas, estão prejudicadas, levando a fragilidade das mesmas.

Inchaço no pescoço

Dores e sensação de inchaço do pescoço, além de dificuldade para engolir, podem significar tireoidite, ou seja, inflamação da glândula tireoide. Em alguns casos, é comum também apresentar febre. Sendo assim, o diagnóstico deve ser realizado para um adequado tratamento.

Nódulos

Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas, nem sempre o nódulo da tireoide representa perigo; na verdade, em apenas 5% dos casos ele é câncer. Quando o nódulo é grande, ele pode se apresentar com um abaulamento na região anterior do pescoço; mas muitos casos são diagnosticados por acaso no exame de Ultrassonografia em exames de check-up. Os sintomas apresentados são apenas algumas das principais repercussões do desequilíbrio da glândula tireoide. Porém, outras manifestações podem aparecer conjuntamente com alguns destes sinais.

É importante ressaltar, também, que estes sinais e/ou sintomas, podem ser sinônimos de outras doenças.

Deve-se ter em mente que o organismo é feito para funcionar de forma correta; portanto, na presença de qualquer sinal de disfunção dele, o recomendável é procurar um médico para a avaliação, diagnóstico e tratamento adequado.

*Dr. Jorge Kim é especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e em Doenças da Tireoide e Paratireoide. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e atualmente é membro da equipe da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP HC-FMUSP).

Guia da Mulher Adulta Download Powered by Rock Convert
Dr. Jorge Kim

Dr. Jorge Kim

Dr. Jorge Kim é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), fez residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas da FMUSP e foi Preceptor (chefe dos residentes) na Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HC-FMUSP.

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by