Nódulos na tireoide: 60% da população possui e não sabe

 In Cirurgia de Cabeça e Pescoço

O que é a tireoide?

A tireoide (do grego Thyreos, “escudo” e Eidos, “semelhante”) é uma glândula fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Ela fica localizada na região inferior do pescoço, próxima do popularmente conhecido “Pomo-de-Adão”. Sua principal função é produzir hormônios que estimulam o metabolismo e influenciam o funcionamento de muitos sistemas no organismo.

A tireoide é responsável pela produção de basicamente dois hormônios, T4 (tiroxina)  e T3 (triiodotironina). Além de influenciar o metabolismo, a tireoide ainda está envolvida em processos biológicos como o desenvolvimento ósseo, crescimento, fertilidade, entre outros. Nesse sentido, problemas na tireoide podem causar muitos sintomas diferentes, e devem ser diagnósticos o mais cedo possível.

Nódulos na tireoide: são perigosos?

Um dos problemas mais comuns a afetar a tireoide são os nódulos, que consistem em aglomerados de células que se formam na glândula. Os nódulos podem conter líquido em seu interior ou serem completamente sólidos e suas causas são difíceis de serem determinadas com precisão.

O câncer de tireoide é uma doença comumente associada aos nódulos, mas nem todos os nódulos são tumores malignos. Na verdade, estima-se que 60% da população brasileira tenha ou teve nódulos na tireoide em algum momento. Claramente, trata-se de uma condição muito comum. Quantos destes nódulos seriam, então, cancerosos? Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em torno de 5%. Dessa forma, a grande maioria das pessoas com nódulos na tireoide não possuem tumores malignos.

Sintomas de nódulos na tireoide

No entanto, caso o nódulo seja um câncer, é fundamental que seja diagnosticado o mais rápido possível, de forma que possa ser extraído antes que a doença se agrave. Nesse sentido, por mais que a maior parte dos nódulos não seja agressiva, é bom procurar um médico especialista para fazer exames caso você experiencie sintomas associados a nódulos na tireoide. Entre estes sintomas, destacamos:

  1. Sensação de “caroços” no pescoço
  2. Glândula tireoide aumentada, gerando abaulamento cervical
  3. Voz rouca
  4. Dificuldade para respirar e engolir alimentos

O que fazer se eu sentir estes sintomas?

Se você perceber esses sintomas, marcar uma consulta com um médico pode ser uma boa ideia. O exame para detectar nódulos na tireoide é simples, e identificá-lo cedo é decisivo para um bom processo de tratamento, caso ele se revele um tumor maligno. Após identificado, o médico pode recomendar exames complementares para descobrir se o nódulo é ou não maligno.

Por fim,

A tireoide é uma glândula muito importante que afeta o funcionamento geral de seu corpo. Doenças de tireoide podem trazer problemas muito sérios, especialmente no caso do câncer. Embora os nódulos de tireoide sejam muito comuns e geralmente inofensivos, isso não significa que se pode simplesmente ignorá-los. O tempo que você gasta indo a uma consulta para um exame breve de tireoide pode ser o fator decisivo para evitar complicações graves no futuro. Nesse sentido, não negligencie sua saúde caso você sinta os sintomas que citamos acima, e marque uma consulta. Para problemas de tireóide e outras áreas médicas, a equipe de profissionais altamente especializados da Alira está sempre disponível. Conte conosco.

Ficou com alguma duvida? Leia esse artigo e conheça Seis Fatores que Aumentam a Chance de Problemas na Tireoide.

Recommended Posts

Leave a Comment