Entendendo a Tireoide: Nódulos

 In Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Dentre os problemas que podem afetar a tireoide, nódulos estão entre os mais comuns. Como falamos em outro artigo, cerca de 60% da população tem ou teve nódulos na tireóide, uma proporção muito significativa.

Apesar de comuns, os nódulos costumam causar mal entendidos e sustos desnecessários nos pacientes. Assim, neste artigo buscaremos falar dos principais pontos sobre nódulos na tireoide, visando sanar as principais dúvidas que você possa ter sobre o assunto.

O que são nódulos na tireoide? Quais as suas causas?

Nódulos na tireoide consistem em aglomerados de células que se formam nesta glândula. Os nódulos podem conter líquido em seu interior ou serem completamente sólidos. Como são muito comuns, não é raro pessoas terem mais de um nódulo na tireoide sem sequer tomarem conhecimento disso ao longo da vida.

As causas da formação de nódulos na tireoide ainda não são completamente compreendidas. Como há mais nódulos na população feminina, há estudos apontando a influência do hormônio estrógeno na glândula tireoide. Outra possibilidade também estudada é o desbalanço de iodo, tanto na sua falta como no excesso.

Os nódulos na tireoide são perigosos? São sinônimo de câncer?

A grande maioria dos nódulos é inofensiva e assintomática. Apenas uma parcela pequena desses nódulos (estima-se 5%) está ligada ao desenvolvimento de tumores malignos.

Como são diagnosticados nódulos na tireoide? Quais os sintomas?

Quando se tornam muito grandes, os nódulos podem causar certos sintomas e desconfortos, entre os quais destacamos:

  1. Sensação de “caroços” no pescoço
  2. Glândula tireoide aumentada, gerando abaulamento cervical
  3. Voz rouca
  4. Dificuldade para respirar e engolir alimentos

Se você sentir estes sintomas e marcar uma consulta, o médico poderá suspeitar de nódulos na tireoide. Diante desta hipótese, o  profissional realizará o exame físico que engloba a palpação, que é simples e fundamental. Caso tenham sido detectados nódulos e o médico julgue necessário mais exames, ele solicitará outros procedimentos cuja função é levantar mais informações sobre a natureza dos nódulos, se são ou não malignos, etc.

Se o nódulo na tireoide se revela perigoso, como proceder?

Caso os exames indiquem a presença de nódulos com aspectos de agressividade, seu médico julgará quais os procedimentos necessários.  Normalmente, quando há nódulos que possam prejudicar a paciente, o procedimento é de remoção cirúrgica, a ser realizada por um médico cirurgião especializado.

Mas eu devo ou não me preocupar com nódulos na tireoide?

Embora sejam comuns e normalmente inofensivos, os nódulos na tiroide podem trazer complicações sérias para sua saúde, como o câncer. Dessa forma, se você sente alguns dos sintomas citados acima, é uma boa ideia marcar uma consulta com seu médico. O exame físico de tireoide é rápido e simples, e pode ser o diferencial para um diagnóstico precoce e tratamento efetivo. Nesse sentido, recomendamos que você não negligencie sua saúde caso esteja sentindo estes desconfortos! Para estas e outras necessidades, a Clínica Alira está sempre disponível para lhe atender de forma eficiente, confortável e atenciosa.

Se você ainda ficou com duvidas, baixe agora nosso e-Book completo sobre Nódulos na Tireoide!

Recommended Posts

Leave a Comment